Pesquisar este blog

sábado, 25 de novembro de 2017

Esclerose, Surtos, Pulsoterapia e Nutrição para Doenças Autoimunes


Eu não tenho estado bem desde que rompi os ligamentos do tornozelo há seis meses e a história é digna de novela mexicana, como tudo na minha vida é. É muito difícil ser eu, rs.

Tudo começou quando, do dia para noite minha barriga começou a inchar a nível de grávida de 6 meses, várias idas ao banheiro e todos os desconfortos abdominais possíveis.

A suspeita era de Síndrome do Intestino Irritável, que após colonoscopia revelou-se em Doença de Crohn, mais uma a ser inclusa no meu vasto currículo de doenças autoimunes.

A doença de Crohn é uma inflamação intestinal caracterizada por diarreia, cólicas, febre e sangramento retal. 

O fato é, nem foi tão surpresa assim, primeiro porque tenho uma prima com a mesma doença e segundo porque se você tem uma doença autoimune tem cerca de 3 vezes mais chances de desenvolver outra e no meu caso essa chance é exponencialmente maior já que acúmulo mais de 6, falei sobre isso aqui.

No dia do diagnóstico tropecei ao sair do carro na porta do trabalho e torci o pé, nem dei bola, 15 minutos depois, no ar do escritório comecei a sentir dor no joelho e quando olhei meu pé estava enorme.

Ignorei, coloquei gelo, tomei um remédio para dor e fui trabalhar, fui para o curso de Nutrição logo em seguida, subi e desci escadas da Universidade, fiz provas e quase 23 da noite me rendi e fui ao hospital.

Saí de lá engessada e assim fiquei por 45 dias, seguidos por mais 20 dias de bota imobilizadora.

Viajei para Cancún e confesso morrendo de medo tive todos os cuidados possíveis com o pé, pois como diabética sabia das dificuldades de recuperação.

No meio da viagem meu tornozelo já estava inchado e doendo novamente e na viagem também passei a derrubar talheres e comida das refeições que eu e meu marido atribuímos a minha falta de jeito.


O fato é que desde o início, tanto meu pé quando o fato de derrubar talheres denunciavam surtos de esclerose múltipla e que eu estava com dificuldades motoras, mas não percebemos.

Passei a ter tremores intensos nas mãos e arrastar uma das pernas e por conta disso tive que me submeter a doses cavalares e emergenciais de corticoides que se constituem nesse tratamento chamado pulsoterapia.

Ele tem efeitos colaterais horríveis, que já mencionei aqui, tantos que decidi fazer as últimas provas mesmo passando o dia no hospital e ontem ao sair da prova e não encontrar meu marido, quase sentei no chão e pedi ajuda, muita franqueza muscular...mas são uma benção contra doenças autoimunes e eu tenho certeza que terei um boa passagem de ano e aniversário..que tá aí...dia 11 está chegandoooo.

Para finalizar, uma dica pra você, ouça seu corpo, preste atenção a sua saúde, às vezes na correria cotidiana não damos atenção ao mais importante...nós e foi por conta disso que cheguei a esse ponto, isso serve para todos e mais ainda para quem têm doenças crônicas.

Finalizo com um pitaco nutricional, aqui conto sobre minha dieta isenta de glúten e o quanto ela contribui para viver com qualidade mesmo portanto a doença de Crohn.



Nenhum comentário:

Postar um comentário