Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2018

Dieta sem glúten - Quais os benefícios e como descobri minhas intolerâncias



Glúten é uma proteína de difícil digestão existente basicamente em grãos de trigo, centeio e cevada.

Algumas pessoas não conseguem digerir essa proteína e são denominadas celíacas, porém há uma grande parcela da população que sofre de intolerância ou sensibilidade ao glúten e para estes casos o diagnóstico é clinico.

Além disso há outra situação em que o glúten também deve ser evitado, os casos em que a grosso modo o intestino perde a capacidade de filtragem e é aqui que estou inserida.

Inflamações intestinais como a doença de crohn, comprometem a permeabilidade do intestino e substâncias como a lactose e o glúten, causam fortes intolerâncias que afetam a qualidade de vida do paciente.

Acontece que essa permeabilidade também também pode ocorrer com a má alimentação (consumo em excesso de industrializados e açúcares).

Seus sintomas são:

Distensão abdominal;
Acumulo de gases intestinais;
Episódios de diarreia;
Sensação de dor e estômago pesado;

A restrição ao glúten não é moda, a necessidade é real e pode acometer alguém do dia para a noite e para exemplificar vou explicar resumidamente como aconteceu comigo (farei um vídeo depois mais detalhado).



Essa sou eu após comer algo com glúten, sofri por meses de distensão abdominal, diarreia, asma, enxaqueca e por fim vitiligo e ulceras intestinais, por conta da demora e descrença de muitos profissionais da saúde que me atenderam.

Em todos os casos foram receitados remédios, de antidepressivos a corticoides, todos devidamente aderidos ao meu tratamento sem grandes melhoras, com o passar do tempo grandes doses eram aumentadas e outras doenças agregadas.

Com meu desespero resolvi procurar medicina alternativa ou qualquer outra coisa e foi pesquisando na internet que descobri o tema acima, resolvi comentar com os médicos e juntos com a exclusão e inserção de alimentos descobrimos minhas intolerâncias que abrangem inclusive alguns legumes tidos como fodmaps (fermentam no intestino). Lista alimentos fodmaps

A demora no diagnóstico me trouxe consequências muitas vezes irreversíveis como vitiligo e as ulceras intestinais.

Vou deixar aqui um link onde falo sobre a relação de doenças autoimunes e sensibilidade ao glúten.

O papel da Nutrição nas doenças autoimunes

Para terminar quero dizer que atualmente nosso trigo é manipulado geneticamente e os grãos atuais tem uma quantidade muito superior dessa proteína, além disso a maioria dos pães, bolos e produtos de panificação tem mais glúten adicionados em suas receitas, pois são "melhoradores" emprestam maleabilidade entre outras coisas as massas.

Por fim, quero dizer que vivemos séculos sem o consumo de glúten, uma vez que os cereais surgiram somente com o advento da agricultura sendo sim um item dispensável.


Fonte de pesquisa cientifica https://www.glutenfreesociety.org/dr-fasano-on-leaky-gut-syndrome-and-gluten-sensitivity/





Nenhum comentário:

Postar um comentário